Ensino Fundamental Anos Finais
O aluno, além das mudanças próprias do início da adolescência, precisa conquistar mais autonomia, mais independência, considerando:
(a) maior número de áreas do conhecimento e de componentes curriculares;
(b) diferentes espaços que contribuem para o amadurecimento;
(c) necessidade de trabalhar em equipe, em colaboração, de saber dialogar, expor suas dúvidas/ opiniões e procurar apoio dos educadores e/ou gestores, sempre que necessário;
(d) respeito e cumprimento das normas;
(e) disciplina, limite, dedicação, compromisso e prazer em estudar, fundamentais para o sucesso acadêmico;
(f) pontualidade e assiduidade.
A avaliação da aprendizagem dos alunos é realizada pelos docentes e pela Escola. É parte integrante da Proposta Pedagógica, ocorre em diferentes momentos e vale-se de alguns instrumentos: registro de observações, trabalhos individuais e coletivos, testes escritos/orais, pesquisas, registros sobre atitudes, hábitos e habilidades, autoavaliação e participações, tendo como referência o alcance das habilidades.
A autonomia e o senso crítico são trabalhados, a fim de preparar o aluno do Ensino Fundamental Anos Finais a enfrentar os desafios do Ensino Médio.
No Ensino Fundamental, do 1º ao 9º anos escolar, as áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza) se fragmentam nos componentes curriculares.