Educação Infantil
A Educação Infantil atende crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses, nas modalidades de Creche (de 0 a 3 anos e 11 meses) e Pré-Escola (de 4 anos a 5 anos e 11 meses), assim distribuídas: Berçário I, Berçário II, Berçário III, Maternal I, Maternal II, Pré I e Pré II.
Ocorre uma organização flexível do currículo e uma pluralidade de objetos pedagógicos, que asseguram o desenvolvimento infantil em seus aspectos: físico, afetivo, socioemocional, intelectual, linguístico.
A Matriz curricular da Educação Infantil é assim formada: identidade, autonomia, movimento, música, literatura infantil, linguagens, natureza, sociedade, pensamento lógico-matemático, repouso, alimentação, higiene, saúde, psicomotricidade, educação física, natação, capoeira, inglês, parque, culinária, jardinagem, música, dança…
Nessa fase, a criança aprende a expressar-se de forma crítica, reflexiva, criativa, por meio de atividades prazerosas: jogo, imitação, faz-de-conta, fantasia, construção linguística, pensamento lógico-matemático, literatura infantil, grafismo, iniciação da leitura e da escrita, natureza, sociedade, arte, movimento, festividade… O brincar, a brincadeira e o brinquedo são poderosos recursos para a criança aprender a dominar as informações.
De acordo com a BNCC, as habilidades na Educação Infantil são definidas nos Campos de Experiência: (a) O outro, o eu e o nós; (b) Corpo, gestos e movimentos; (c) Traços, cores, sons e formas; (d) Escuta, fala, pensamento e imaginação; (e) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
O propósito dos Campos de Experiências é garantir os Direitos de Aprendizagem da criança, conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. As práticas pedagógicas fundamentam-se em dois eixos: interações e brincadeiras.